miércoles, 5 de octubre de 2016

Zika e a síndrome de Guillain-Barré | Zika vírus | CDC

Zika e a síndrome de Guillain-Barré | Zika vírus | CDC

Centros de controle e prevenção de doenças. CDC vinte e quatro/sete Salvando vidas, protegendo pessoas



Zika e a síndrome de Guillain-Barré



A síndrome de Guillain-Barré (SGB) é uma doença incomum do sistema nervoso em que o próprio sistema imunológico ataca as células nervosas da pessoa, causando fraqueza muscular e, por vezes, paralisia.
  • Vários países que tiveram surtos de zika recentemente têm relatado aumentos de pessoas com a síndrome de Guillain-Barré (SGB).
  • A pesquisa atual do CDC sugere que a SGB está fortemente associada ao zika; no entanto, apenas uma pequena proporção de pessoas com infecção recente pelo zika vírus contrai a SGB.
O CDC continua a investigar a relação entre o zika e a SGB para saber mais.

Sintomas da SGB

Os sintomas da SGB incluem fraqueza dos braços e pernas e, em casos extremos, pode afetas os músculos que controlam a respiração.
Estes sintomas podem durar algumas semanas ou vários meses. Embora a maioria das pessoas se recupere totalmente da SGB, outras sofrem danos permanentes.  São poucas as pessoas que morrem de SGB.

Causas da SGB

Os pesquisadores não entendem por completo o que causa a SGB. A maioria das pessoas com SGB relatam uma infecção antes de apresentarem os sintomas da SGB. Em uma minoria de casos, a vacinação também está associada ao aparecimento da SGB (por exemplo, a vacina contra a gripe suína de 1976).

A SGB é rara

Estima-se que 3.000 a 6.000 pessoas ou de 1 a 2 casos em cada 100.000 pessoas, desenvolvem a SGB por ano nos EUA. A maioria dos casos de SGB tendem a ocorrer sem razão conhecida e casos verdadeiros de "grupos" de SGB são muito incomuns.

O que fazer caso esteja preocupado

Se você quiser obter mais informações sobre o número de casos de SGB em uma determinada área, notifique o departamento de saúde estadual ou local onde os casos ocorreram. O CDC colabora com os departamentos de saúde estaduais e locais para investigar as denúncias de possíveis números excepcionalmente grandes ou de casos "agregados" de SGB.

Recursos adicionais

No hay comentarios:

Publicar un comentario