O que você precisa saber
O zika se propaga principalmente por mosquitos infectados. Você também pode contrair o zika pela relação sexual.
Muitas áreas dos Estados Unidos têm o tipo de mosquitos que podem transmitir o zika vírus. Esses mosquitos picam agressivamente durante o dia, e também podem picar à noite. O zika também pode ser transmitido pelo ato sexual de uma pessoa contaminada para os seus parceiros ou parceiras.
A melhor maneira de prevenir o zika é prevenir picadas de mosquitos.
- Use um repelente de insetos registrado na EPA. Funciona!
- Use camisas de mangas compridas e calças compridas.
- Permaneça em locais com ar condicionado ou use telas em portas e janelas.
- Elimine águas paradas ao redor da sua casa.
O zika está associado a defeitos congênitos.
A infecção com zika durante a gravidez pode causar um defeito congênito grave chamado microcefalia, que é um sinal de desenvolvimento cerebral incompleto. Os médicos também encontraram outros problemas em gravidezes e em fetos e bebês infectados com o zika vírus antes do nascimento. Se você está grávida e seu parceiro vive ou viajou para uma área com zika, não tenha relações sexuais ou use preservativos da maneira certa e todas as vezes, durante a sua gravidez.
Gestantes não devem viajar para áreas com zika.
Se você precisar viajar para uma dessas áreas, fale com seu profissional de saúde primeiro, e siga estritamente os passos para prevenir picadas de mosquitos durante sua viagem.
Viajantes que retornam infectados com zika podem transmitir o vírus pelas picadas de mosquitos.
Durante a primeira semana de infecção, o zika vírus pode ser encontrado no sangue da pessoa e pode passar de uma pessoa infectada a um mosquito através das picadas deste inseto. O mosquito infectado pode transmitir o vírus a outras pessoas.
Casais nos quais um parceiro que vive ou viajou para uma área com zika devem tomar medidas de proteção durante a relação sexual.
No hay comentarios:
Publicar un comentario